ESTRATÉGIA BASE ZERO

Uma proposta para quem precisa se reinventar!

Como lidar com MUDANÇAS RADICAIS que subitamente podem vir a ocorrer no ambiente de negócios de uma organização?

Como tratá-las, de modo a aproveitar as melhores OPORTUNIDADES quando se precisa rever o Negócio como um todo?

Como redesenhar a Estratégia de uma empresa de modo a REINVENTÁ-LA, aproveitando o conhecimento gerado ao longo de anos?

Como uma consultoria em ESTRATÉGIA & GESTÃO pode ajudar sua empresa em um momento como o atual?

O tema no nosso blogpost de hoje é a ESTRATÉGIA BASE ZERO como ferramenta de gestão para reorganizar uma empresa.

O cenário atual

Tal qual um hipotético tabuleiro de xadrez tridimensional, hoje vivemos uma enxurrada de incertezas no ambiente corporativo:

  • Mundo VUCA(*) / BANI(**)
  • Consequências ainda desconhecidas da pandemia da COVID-19
  • Intensificação do “TRABALHAR DE CASA” (e não “trabalhar em casa”!)
  • QUATRO GERAÇÕES convivendo nas empresas
  • Necessidade de integrar INOVAÇÃO + AGILIDADE + FLEXIBILIDADE.

(*) Volatility + Uncertainty + Complexity + Ambiguity = Volatilidade + Incerteza + Complexidade + Ambiguidade

(**)  Brittle + Anxious + Non Linear + Incomprehensible = Frágil + Ansioso + Não Linear + Incompreensível

Mas, na prática…

O que tudo isso quer dizer?

Que impacto esses aspectos têm no negócio da sua empresa?

Abordagem tradicional para reorganização de uma empresa

Quando uma empresa busca ajustar seus esforços para uma nova fase que está por vir, normalmente são adotadas abordagens e ferramentas tradicionais para sua reorganização:

  • Revisitação do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO vigente
  • Revisão de OBJETIVOS & METAS
  • Corte de CUSTOS
  • REPLANEJAMENTO de ações
  • Abordagem TOP-DOWN, sempre muito rápida (e tentadora!) para remodelar organizações
  • Manutenção de boa parte dos processos existentes, incluindo seus PROBLEMAS
  • Pessoas-chave não se veem com parte do processo, levando à FALTA DE ADESÃO.

Essa forma de se redesenhar processos, estruturas organizacionais, responsabilidades e autoridades pode não surtir o efeito desejado em um momento de grande turbulência.

É possível fazer diferente? Como fazer a diferença neste momento?

É aqui que entra em campo a ESTRATÉGIA BASE ZERO!

Uma outra forma de redesenhar (e reinventar!) sua empresa

A abordagem ESTRATÉGIA BASE ZERO tem as seguintes premissas:

  • Foco: REORGANIZAR a empresa
  • Ponto de partida: o KNOW-HOW desenvolvido ao longo dos anos
  • Abordagem bottom-up: dar vazão ao INTRAEMPREENDEDORISMO!
  • Trazer RESULTADOS TANGÍVEIS
  • Ser SIMPLES +fazer SENTIDO.

A inspiração para a ESTRATÉGIA BASE ZERO vem do conceito de Orçamento Base Zero (OBZ). No entanto, sabemos que não basta abordar somente o orçamento “do zero”; afinal de contas ele é CONSEQUÊNCIA da Estratégia!

Na EDX Consultores nossa proposta é efetivamente COMEÇAR DO ZERO, dando protagonismo aos TALENTOS! Por essa razão, entre outras características, a ESTRATÉGIA BASE ZERO é uma abordagem BOTTOM-UP!

As três “vozes”

A ESTRATÉGIA BASE ZERO tem como base o levantamento e o alinhamento de três “vozes”:

  • A VOZ DA ORGANIZAÇÃO: Definição do estado atual do negócio: Onde estamos, pela perspectiva da Direção?
  • A VOZ DO MERCADO: Conhecimento dos referenciais externos: Como os demais players atuam? Onde precisamos chegar?
  • A VOZ DOS TALENTOS: Participação das pessoas: Como os funcionários podem integrar a solução?

Vamos a cada uma delas.

Voz da Organização

Esta primeira “voz” tem o objetivo de definir a LINHA DE BASE da empresa.

As principais característica da VOZ DA ORGANIZAÇÃO são:

  • Foco nas LIDERANÇAS
  • Estudo dos DADOS HISTÓRICOS da empresa e dos mercados onde ela atua
  • Definição dos CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS que serão primordiais para o novo momento
  • Aproveitamento das LIÇÕES APRENDIDAS.

A pergunta-chave a ser respondida aqui é: “DE QUAIS CONHECIMENTOS ESTRETÉGICOS, DESENVOLVIDOS HÁ ANOS PELA NOSSA EMPRESA, PRECISAREMOS PARA A NOVA FASE QUE SE APROXIMA?”

Voz do Mercado

A segunda “voz” tem por objetivo identificar REFERENCIAIS COMPARATIVOS de mercado, buscando conhecer suas práticas, abordagens e resultados. É uma etapa de BENCHMARKING, que deve ser executada com toda a cautela.

Nesse sentido, o maior desafio é obter DADOS E INFORMAÇÕES RELEVANTES E CONFIÁVEIS. Apesar da dificuldade na obtenção desses dados e informações, esta é uma etapa absolutamente indispensável: não é possível desenvolver a ESTRATÉGIA de uma empresa sem olhar para fora de seus muros.

Nesta etapa, a pergunta-chave a ser feita é: “CONHECEMOS, DE FATO, OS MERCADOS ONDE ATUAMOS?”

Dez entre dez executivos responderão “Sim!” a esta pergunta. Mas, será que conhecem mesmo seus mercados? Aqui estão envolvidos os conhecimentos desenvolvidos ao longo dos anos sobre a base de clientes (ativos, potenciais, ex-clientes), parceiros tecnológicos, concorrentes e outras partes interessadas.

Voz (e vez!) dos Talentos

A terceira e última voz diz respeito ao quanto as pessoas CONHECEM A EMPRESA, seus clientes e… o mercado!

O que se busca aqui não é somente aproveitar esse vasto e variado conhecimento, mas também estimular a “ATITUDE DE DONO” nos colaboradores da empresa.

Processos não são feitos para as pessoas; eles devem ser desenhados por elas, atuando como PARTE DA SOLUÇÃO!

A pergunta-chave é: “COM TUDO O QUE SABEMOS, ONDE ESTÃO NOSSAS OPORTUNIDADES?”

Mas afinal de contas, o que podemos esperar da ESTRATÉGIA BASE ZERO?

Os principais BENEFÍCIOS dessa abordagem são:

  • Novas PRIORIDADES ESTRATÉGICAS definidas
  • FLEXIBILIDADE + ADAPTABILIDADE + RESILIÊNCIA
  • POSIÇÃO FORTALECIDA no “retorno ao jogo”
  • OPERAÇÕES OTIMIZADAS e alinhadas às prioridades estratégicas
  • Maior PRODUTIVIDADE
  • Oportunidades para REDUÇÃO DE CUSTOS
  • Redimensionamento adequado da ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Quer saber como alinhamos a ESTRATÉGIA BASE ZERO ao PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONSCIENTE (PEC) na EDX Consultores?

Por favor, deixe sua mensagem abaixo. Teremos o maior prazer em apresentar a Você nossa metodologia de trabalho!

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