Como fazer a gestão das redes sociais do seu negócio

A gestão das redes sociais é muito importante para qualquer negócio, ainda mais nos dias de hoje. A internet veio com força e as redes sociais tomaram conta da nossa vida. A maioria das pessoas tem um perfil nas redes e as visitas são diárias.

Tendo em conta que as redes sociais já fazem parte da vida da maior parte das pessoas, uma empresa não as pode deixar de lado na estratégia de desenvolvimento e crescimento da marca.

Mas como fazer a gestão das redes sociais?

É precisamente isso que vamos ver agora.

Como fazer a gestão das redes sociais em passos simples

A gestão das redes sociais tem várias etapas e não somente fazer publicações. Tudo é muito bem pensado e estudado para ter bons resultados. Para ajudá-lo no gerenciamento das redes da sua marca, aqui lhe deixamos alguns dos passos mais importantes.

Definir presença em redes sociais

Se chegou à conclusão que as redes sociais podem ajudar muito em seu negócio, então está na hora de definir em quais redes sociais vai marcar presença. A verdade é que o público varia muito entre cada uma das redes e, por isso, é importante ter bem definida a sua estratégia.

Como o Instagram e o Facebook têm públicos muito abrangentes, vale sempre a pena ter presença nessas duas redes sociais, independentemente do seu nicho ou tipo de negócio.

Quando olhamos para o Pinterest ou LinkedIn, por exemplo, já não é assim. O público é mais restrito e devem ser explorados apenas se fizer sentido.

No caso do Pinterest, é vantajoso ter uma presença forte se o seu negócio for um e-Commerce de roupas, por exemplo, até porque essa rede social foca apenas em imagem.

Já o LinkedIn é uma rede social que está associada ao mercado de trabalho. Portanto, se o seu negócio tem como nicho o trabalho, contratação de serviços de terceiros, formações, então é uma boa aposta.

O mais importante é ter bem definido o seu público para poder saber onde ele se encontra. Poderíamos dizer aqui que há uma regra bem definida, mas não. A melhor forma de descobrir é mesmo testando.

Montar a estratégia

Não vale a pena fazer várias publicações nas redes sociais se não tivermos uma estratégia bem definida. Podemos dizer que esse é o calcanhar de Aquiles da maior parte dos empreendedores. Muitas empresas não têm uma estratégia traçada e acabam não tendo bons resultados.

Antes de mais nada, é preciso saber qual o objetivo da presença nas redes sociais. Por que deve investir? Qual o retorno que deseja?

Os objetivos podem ser vários, como, por exemplo:

  • Comunicar com os clientes
  • Divulgar a marca
  • Desenvolver uma comunidade de fãs
  • Vender.

Tendo o seu objetivo definido, é hora de pensar nas ações que vão levar à meta proposta. Um aspecto muito importante é olhar para cada objetivo por vez. Ou seja, não vamos levar a cabo uma estratégia para alcançar vários objetivos. É importante focarmos em um ponto por vez.

O que publicar?

As publicações vão variar muito de acordo com o objetivo que estamos querendo alcançar. Publicações de vendas não são iguais a publicações de divulgação da marca. Por isso é que temos, antes de publicar algo, ter bem definido o objetivo.

Ter uma equipe trabalhando nesse sentido é muito importante. Existem profissionais altamente qualificados, como os da Grow Under, por exemplo, que são capazes de saber quais os tipos de publicações a fazer de acordo com a estratégia traçada.

Além disso, a linguagem usada tem de ser diferente para cada objetivo. Por isso é muito importante ter sempre pessoas capazes e qualificadas para fazer esse tipo de trabalho.

Quando fazer as publicações?

Uma dúvida que é comum é quando fazer as publicações. A frequência das publicações é sempre uma questão para quem está entrando nesse meio das redes sociais, ou porque temos medo de passarmos despercebidos, ou porque temos receio de sermos cansativos.

Portanto, antes de mais nada, o primeiro passo é criar um calendário de publicações. Claro que a frequência das publicações vai sempre depender do objetivo. No entanto, um post por dia é obrigatório.

Quanto ao horário, não existe um número mágico. Vai depender muito do seu público. Fazer análises constantes dos dados é essencial para encontrar a resposta para essas perguntas.

Concluindo…

As redes sociais são muito importantes para qualquer negócio. Sabendo que a maioria das pessoas está em pelo menos uma rede social, não podemos deixar para trás este aspecto no que toca a estratégia de desenvolvimento do negócio.

Por isso, se quer investir nas redes sociais, é uma boa aposta. No entanto, é preciso ter uma boa estratégia e bons profissionais que possam, realmente, trazer bons resultados para a empresa. E, claro, siga todas as dicas que lhe demos pois são muito valiosas e podem fazer toda a diferença.

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